Somos avaliados recorrentemente por organizações de referência que garantem
a nossa preocupação com produtos, pessoas e o planeta.
Registro dos produtos na Vegan Society, atestando que todos os nossos calçados são livres de testes em animais e componentes de origem animal.
Embalagens de papel certificadas pelo FSC®, que identifica produtos florestais provenientes de florestas bem manejadas, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Rastreamos o nosso uso de energia elétrica por meio da Certificação I-REC (sigla em inglês para Certificado de Energia Renovável). Nossas fábricas contam com energia elétrica 100% limpa.
Selo Ouro GHG Protocol, nível mais alto de qualificação concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seu inventário de Gases de Efeito Estufa.
Submetemos informações sobre as nossas práticas ambientais ao CDP (sigla em inglês para Projeto de Divulgação do Carbono) para apoiar o enfrentamento às mudanças climáticas.
Somos auditados pela SMETA (sigla em inglês para Auditoria de Produção e Comércio Ético), que reconhece a boa gestão de ética e responsabilidade social de empresas em todo o mundo.
Selo Ouro da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), auditoria que atesta as boas práticas socioambientais em toda a nossa cadeia de produção.
Certificação Nível Diamante do Programa Origem Sustentável. Única certificação de sustentabilidade no mundo voltada para o setor calçadista, promovida pela Abicalçados e pela Assintecal.
Os reconhecimentos em prêmios nacionais e internacionais atestam a existência de práticas e projetos inspiradores. Além disso, participamos de importantes índices ESG.
A Grendene foi destaque no Inovyn Awards, na categoria Economia Circular, com o case da Melissa Flox 100% reciclada. Recebemos na Alemanha o prêmio pela fabricação de 3,9 mil pares de sandálias Melissa Flox M Edition, produzidos totalmente com materiais reciclados pós-consumo em 2020. A premiação tem como objetivo apoiar iniciativas em inovação envolvendo práticas sustentáveis.
Fomos vencedores do Prêmio ECO® da Amcham na modalidade Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços para Grandes Empresas, com o case da Rider. Os produtos do Programa R4, lançados entre 2019 e 2021, resultaram em uma redução estimada de 16,7 toneladas de CO2eq na atmosfera. A premiação é uma iniciativa de valorização das principais empresas brasileiras comprometidas com a sustentabilidade no Brasil.
Desde 2022, a Grendene faz parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que reúne as ações de empresas com reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial.
Fomos vencedores do 2º Prêmio Plástico Sul, com o case da Melissa 100% reciclada, na categoria Conteúdo Reciclado - Transformador. O prêmio é uma iniciativa de valorização das ações inovadoras e sustentáveis das empresas fabricantes de plásticos da região Sul do país.
Desde 2020, participamos do Índice de Transparência da Moda Brasil com a presença das marcas Ipanema e Melissa. As marcas ao longo dos anos tiveram avanços que contribuíram para fortalecer a presença da Grendene no Índice. O índice tem como objetivo analisar a disponibilidade de informações públicas de empresas de moda com operações nacionais, baseado em critérios socioambientais.
Desde 2021 participamos da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P. O resultado é direcionado para investidores que avaliam riscos e tomam decisões considerando o desempenho das organizações em práticas ESG. A avaliação considera as dimensões: Geral, Governança, Ambiental e Social.
Fomos vencedores do 3º Prêmio Plástico Sul com o case Grendha+, na categoria injeção. Os calçados da primeira coleção de menor impacto da marca foram produzidos com uma etapa de injeção inovadora e texturização a laser, que substitui processos químicos.
A Grendene também participa de outros índices na B3, entre eles o IGC NM (Índice de Governança Corporativa do Novo Mercado, que é considerado o mais alto nível de Governança da B3).