A Grendene

Nossa história é feita por pessoas. Temos orgulho do que fazemos e de quem faz com a gente. Nosso futuro não depende somente das nossas ações, mas sim das pessoas que estarão com a gente. Confiança, ética e dedicação são valores que cultivamos ao longo do caminho e que fizeram com que nos tornássemos muito mais do que uma empresa de calçados.

Nascemos da mudança de paradigmas e aprendemos a criar nossos próprios padrões. Os nossos produtos reinventaram o mercado. A moda nunca foi tão democrática. Acreditamos que uma empresa pode criar produtos de forma ética, diminuindo o impacto no meio ambiente, cuidando das pessoas e do planeta. Este compromisso está no nosso dia a dia, e é por isso que, até hoje, as nossas marcas sustentam sua capacidade de evolução.

Juntos, desafiamos o impossível, para transformar o futuro. Somos criatividade e ousadia, não somente pelo fato de unirmos estilo e conforto nos produtos, mas porque sempre tivemos a coragem de manter os olhos voltados para o mundo.

Somos a Grendene. Produzimos moda sustentável e design acessível. Colaboração e inovação fazem parte do nosso DNA, para que onde quer que a gente vá, nossa pegada seja positiva.

Vamos juntos?

Linha do Tempo

1971
Atenta às possibilidades do plástico, a Grendene começou a produzir telas para os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha, em substituição as peças feitas em vime.
1976
Fabricação de peças plásticas e implementos Agrícolas
1978
Lançamento 1ª sandália NUAR
1979
Lançamento Melissa Inaugurou o merchandising de calçados na novela Dancing Days
1980
Inaugurou em Carlos Barbosa, no estado do Rio Grande do Sul, a matrizaria para produzir os moldes (matrizes) para a fabricação de calçados plásticos.
1982
Karina – Bruna Lombardi
1983
Lançamento modelos desenhados por estilistas de renome internacional: Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville
1984
Lançamento Melissinha com acessório
1986
Licenciamento Xuxa, uma parceria de + de 25 anos
1986
Lançamento Rider, um novo conceito em PVC expandido Slide – chinelo de gáspea
1989
Primeira campanha publicitária do Rider contou com os jogadores de futebol Falcão e Careca, o jogador de Vôlei Renan e o tricampeão Nelson Piquet
1990
Rider lança 12 filmes com o aval de Giulia Gam, Golias, Jorge Benjor, Osmar Santos, Marina Lima, Diogo Vilela, entre outros
1993
Inauguração fábrica em Sobral Ceará
1993
Grendene estreia na TV com uma série de campanhas musicais do Rider
1994
Lançamento marca
Grendha
1996
Relançamento da Melissa com a participação da top Model Claudia Schiffer
1996
Melissa by Patrick Cox
1997
Início das operações da 3ª unidade na cidade de Crato - CE
1997
Lançamento Rider Hits com cd das músicas que o tornaram um case de sucesso
1998
Criação da Divisão Melissa
1998
Licenciamento da marca Guga Gustavo Küerten
1999
Grendene Kids passa a assinar todos os lançamentos infantis
2001
Lançamento da marca Ipanema, o logotipo foi criado pelo cartunista Ziraldo
2001
Love system inaugurou a Melissa no mercado Internacional com a venda de mais de 1 milhão de pares nos EUA
2002
Lançamento da primeira campanha com a über model Gisele Bündchen
2004
Abertura de Capital
2005
25 anos Melissa
2005
Inauguração Galeria Melissa SP
2006
Lançamento Ipanema em parceria com Gisele Bündchen no parque indígena do Xingu
2006
Lançamento Ipanema Anatômica, resultado da exclusiva tecnologia Flexpand desenvolvida pela Grendenetech
2008
Lançamento da marca Zaxy
2008
Parceria da Melissa com a arquiteta Iraquiana Zaha Hadid, a primeira vez que cria um sapato
2008
Vivienne Westwood entra para a história da Melissa
2009
Lançamento Cartago
2009
50 sapatos de mudaram o mundo, entre eles a Melissa em colaboração com Vivienne Westwood e Zaha Hadid
2011
Lançamento Grendha Shakira
2012
Inauguração Galeria Melissa New York
2012
Clube Melissa
2014
Inauguração Casa Ipanema no Rio de Janeiro
2014
Inauguração Galeria Melissa Londres
2016
15 anos Ipanema
2016
30 anos Rider
2018
15 anos da parceria Melissa e Irmãos Campana
2019
40 anos Melissa
2019
17 anos da parceria entre Grendha e Ivete Sangalo
2019
Melissa Sustentabilidade Dia do consumo Consciente
2020
Bergamota Lab
2020
Grendene publicou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade (“Relatório”), com metodologia Global Reporting Initiative (“GRI”)
2020
Digital e-commerce
2021
Recriação Nuar sob a ótica do design circular e atemporal, a marca renasce para ser uma tech shoes com o propósito de estimular os consumidores a repensarem formas de consumo. Nuar será comercializada em uma plataforma digital acessível via instagram

Sustentabilidade

Comprometida com o futuro

A Grendene entende que a forma de garantir a perenidade da empresa depende das pessoas que já trilharam, estão trilhando e ainda irão ingressar nesse caminho. Por isso desenvolve ações sólidas de cuidado com as pessoas e com o meio ambiente, buscando soluções para reduzir desperdícios, reciclar produtos, garantir mais eficiência nos processos, contribuir para o bem-estar de colaboradores e das comunidades onde as fábricas estão inseridas.

Existe um uso sustentável para o plástico na moda e a Grendene está caminhando nessa direção há bastante tempo.

O compromisso com uma jornada sustentável é um dos princípios mais ativos na empresa e é baseado em três pilares: valorização e respeito às pessoas, produtos de menor impacto e operações ecoeficientes.
Saiba mais sobre a nossa jornada pela sustentabilidade

Design e Inovação

Design e inovação são pilares que conduzem a Grendene a cada passo do caminho. Em nossa criação, inovamos ao utilizar o PVC para as embalagens de proteção de garrafões de vinho e posteriormente inovamos ao entrar no universo da moda ao produzir a sandália Nuar com a mesma matéria-prima. A partir de então, passamos a explorar e ampliar as possibilidades deste material extraordinário através do design.

São formas, texturas, acabamentos e cores que estão em processo constante de descoberta e atualização, o que nos permite criar produtos surpreendentes e com alto valor percebido. Buscamos e desenvolvemos novas tecnologias em injetados, projetamos calçados e acessórios que reflitam necessidades e desejos de
consumidores e situações de uso diversas, assim como acessibilizamos produtos de menor impacto com criatividade. A estrutura e metodologia de desenvolvimento da equipe de design favorece o protagonismo da Grendene no seu segmento de atuação.

Contamos com profissionais multidisciplinares, que colocam seus diferentes conhecimentos a serviço da melhor solução de design para cada novo projeto. Nos dedicamos ao desenvolvimento de produto com a consciência do presente e com o olhar para o futuro. Por isso, valorizamos o potencial humano para uma atuação dinâmica e criativa.

A busca contínua por novas e melhores soluções traz a ousadia, a flexibilidade e a energia necessárias para que a Grendene procure sempre estar um passo a frente. Um exemplo disso é o Bergamotta, o nosso sistema de inovação, que é composto por laboratórios interdependentes, com o propósito de criar e testar soluções inovadoras que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável, gerando aprendizados a
partir destas experimentações.

Presença
Internacional

Presente em mais de 100 países, a Grendene é hoje a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores empresas de calçados da América Latina. A empresa conta com mais de 45 mil pontos de venda distribuídos pelo mundo, 5 lojas próprias da Melissa nos EUA, uma Galeria Melissa em Nova York e um Showroom da marca em Milão.

Desenvolvemos ações nas áreas de operação, logística, produto e comercial dedicados exclusivamente ao comércio exterior.

A empresa possui uma joint venture com a 3G Radar, associada à 3G Capital. A Grendene Global Brands Limited, é responsável pela distribuição e pela comercialização das marcas Melissa, Ipanema, Rider, entre outras, nos mercados dos Estados Unidos, Canadá, China e Hong Kong, mercados estratégicos no consumo global de calçados.